A relação do indivíduo e a arte de forma plena

No planejamento e execução das atividades, faz-se necessário considerar aspectos relativos às estratégias de comunicação que serão utilizadas dependendo do canal de entrada de informação preferencial do educando:

auditivo, visual, tátil ou combinado como, por exemplo, as pranchas de comunicação, os cartões com fotos ou símbolos gráficos, os objetos concretos que serão apontados para referir uma mensagem, no caso da deficiência visual o cuidado de nomear, denominar, explicar e descrever, de forma precisa e objetiva, as cenas, imagens e situações que dependem de visualização, no caso da deficiência auditiva combinar recursos verbais e não-verbais.

 

Visando propiciar condições e liberdade para que o educando possa  construir significados, dentro do quadro de recursos que lhe é disponível, adotamos o sistema multimodal que utiliza e valoriza todas formas expressivas do usuário como os gestos, expressão facial, olhar, vocalizar, apontar, entre outras possibilidades.

Os roteiros do Projeto foram selecionados de modo a oferecer vivências nas linguagens de arte, manifestações culturais, o contato com a natureza visando cultivar o respieto à diversidade humana e ao meio ambiente.

 

Durante todo o percurso os participantes são acompanhados e recebem suporte pedagógico dos profissionais da Passatempo Educativo.

No local, participarão das atividades de forma interativa, favorecendo a pró-atividade no processo de socialização e aquisição de conhecimentos.

 

As estratégias e as situações de aprendizagem devem valorizar o comportamento exploratório, a estimulçao dos sentidos remanescentes, a iniciativa e a participação ativa. Nesse sentido, a conduta dos educadores é decisiva para uma comunicação efetiva e motivadora da aprendizagem.